domingo, 18 de janeiro de 2009

Um pouquinho de carnaval não faz a ninguém!

O ano começa e o clima de carnaval contagia as cidades. Em Belém do Pará não é diferente. O mês de janeiro é marcado por desfiles de blocos tradicionais que mantêm viva as bandinhas e as maravilhosas marchinhas de carnavais. O lugar escolhido não poderia ser outro: o bairro da Cidade Velha.

As ruas estreitas do bairro são invadidas por foliões, que junto com os moradores do bairro, dão o brilho à festa. Os blocos Fofó de Belém e Jambú do Caveira saem todos os domingos fazendo uma bela e espetacular festa. Os dois blocos são organizados por duas figuras ilustres. O bloco Fofó de Belém é organizado por Elói Glesias, um dos melhores artista paraense, e tem a Praça do Carmo como sua apoteose. O Jambú do Caveira é organizado pelo Caveira, tem na sua boate Mistical o ponto de concentração do bloco.

Ir aos domingos a Cidade Velha é uma boa pedida. Relembrar os velhos carnavais no bairro mais antigo de Belém é voltar no tempo, com o pé no presente. Ao som da bandinha, marchinhas como “O jardineira por que estais tão triste, mais o que foi que te aconteceu? Foi a Carmélia que caiu do galho, deus dois suspiros e depois morreu” são cantadas por todos os foliões: velhos, jovens, crianças, homens e mulheres, pois, a final de conta, um pouquinho de carnaval não faz a ninguém!

*direto de Belém (PA)