segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Na Amazônia tem uma cidadezinha chamada Ourém



Pequena, linda e aconchegante. Assim podemos definir Ourém. Uma cidade com pouco mais de 15 mil habitantes (IBGE), localizada no nordeste paraense, fundada em 1727, à margem direita do lindo, hoje doente, Rio Guamá.

Suas ruas traçadas em formato de xadrez facilitam o passeio pela cidade. As principais travessas levam a orla fluvial do Rio Guamá. Rio que durante anos era a principal ligação entre Ourém e a capital do Estado, Belém. Hoje, é apenas um atrativo turístico e sustento de algumas famílias. A sua margem acontece anualmente no mês de julho o famoso Festival da Canção Ouremense.

Outro atrativo são os igarapés de águas cristalinas, águas bem geladas e suas cachoeiras que estão sempre lotados de banhistas, pois o calor na cidade é grande e nada melhor que um banho de igarapé para refrescar. O balneário Igarapé das Pedras é a pedida do momento.

Ourém fica há 182 km de distância de Belém. O acesso à cidade é feito pela BR – 316 e pela PA – 124. Ônibus e vans saem diariamente do terminal rodoviário de Belém. Na orla do Rio Guamá pequenos hotéis garantem uma simples e aconchegante hospedagem. O mês de julho é o mais badalado. Turistas invadem a cidade quebrando assim um pouco de seu sossego, mas nada mal, um pouco de agito é bom. Além do Festival da Canção, em julho acontece também o concurso Garota Verão e um tradicional campeonato de futebol de areia (masculino e feminino) assim, a animação toma conta da orla durante todo o mês.

Conhecer Ourém é um programa que todos precisam fazer. Curtir um clima maravilhoso e aproveitar a beleza dessa cidade amazônica de 281 anos.